Líder Sim é um projeto experimental que foi desenvolvido com financiamento da Rede Nacional de Pesquisa e a Capes e está também disponível para download no portal do REMAR .
O jogo tem o objetivo de estimular as funções executivas, como planejamento, memória de trabalho, atenção sustentada, entre outras, de alunos universitários.
O Líder Sim foi desenvolvido na Unity, pode ser executado em sistema Windows e é um jogo em 2D, no qual o jogador vai simular o gerenciamento de uma empresa que desenvolve aplicativos.
Ao imergir no universo do jogo, o jogador vai ser desafiado a desenvolver um aplicativo e para isso, precisa tomar decisões, planejar, executar e acompanhar o seu projeto.
O Líder SIM ainda é um protótipo, por isso, suas contribuições e sugestões são muito importantes para continuarmos o desenvolvimento.
Envie suas sugestões e contribuições para nosso email.
Quando a pequena Lyu se perde dos pais durante uma expedição na Floresta Amazônica a ajuda vem de forma bem inusitada.
Guardiões da Floresta: Gamebook é uma mídia híbrida destinada ao público infantil, com elementos do folclore nacional. Nesta aventura, o jogador-leitor vai ser desafiado a solucionar problemas que irão exigir o treino das funções executivas.
O Janus foi um jogo financiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia
e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais e a Virtualize, para o Facebook.
O jogo trabalha questões ligadas a situações que envolvem o cotidiano dos adolescentes.
O D.O.M é um jogo financiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais.
O D.O.M. é um Game do tipo Sci Fi para aprendizagem de matemática. Viaje nessa aventura espacial junto com D.O.M.
Game sobre as batalhas da Independência do Brasil na Bahia financiado pela
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital 2012 de Culturas Digitais.
O Industriali é um jogo financiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais.
Neste jogo, o jogador tem o desafio de administrar cidades inglesas à beira do período histórico conhecido como Revolução Industrial, gerenciando aspectos como o desenvolvimento agrícola, a construção das fábricas, o aumento do desemprego, a urbanização e a reivindicação de grevistas. Será necessário lidar com contextos que envolvem distintas áreas do conhecimento, focando sobretudo em desafios ligados ao ensino da História como modo de produção, capitalismo e industrialização.
A movimentação do jogador pelo cenário e desafios presentes no jogo desenvolvem a construção da noção de espaço, lateralidade e relação entre objetos. Além de conter elementos sobre a fauna, flora e lendas amazônicas.
O In Situ é um espaço de aprendizagem sobre o sistema imunológico humano. O jogador deve controlar as células de defesa do organismo defendendo o corpo de ataques virais e bacterianos. A partir da imersão no game, o jogador terá a possibilidade de conhecer as funções das estruturas celulares.
Salvador Sim é um jogo financiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia
e desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais, em 2011.
Neste jogo o jogador precisa solucionar os problemas da cidade de Salvador a fim de realizar os jogos da Copa do mundo em 2014, para tanto é preciso administrar recursos financeiros, mantendo estáveis as variáveis de saúde, educação e segurança.
O jogo simula o contexto político e social da sociedade baiana no século XVIII, destacando especificamente, a Revolta dos Búzios e resgatar esta revolta popular que se ocorreu na Bahia, criando um espaço para que os alunos possam construir conceitos e significados acerca desse conteúdo histórico mediado por um jogo digital.
O Aventura no Pólo foi criado para situar as crianças na faixa etária de 7 a 13 anos sobre as matérias primas que são produzidas no Pólo Petroquímico, compreendendo que estes produtos retornam para o seu dia-a-dia de diferentes formas. A intenção é que as crianças compreendam também o papel social e econômico das empresas que compõem o Pólo Petroquímico.
O jogo Braskem Game Quiz mostra de forma lúdica e didática como se processa a cadeia produtiva do plástico que é desenvolvido pela empresa Braskem. A interação acontece com um tabuleiro dinâmico que contém perguntas relacionadas aos processos de transformação, envolvendo assuntos desde a retirada da matéria-prima do petróleo (a Nafta) até o processo de reciclagem dos plásticos.
O jogo foi desenvolvido em 2008 em comemoração aos trinta anos do Pólo Petroquímico
A idéia do Tríade é possibilitar a imersão dos alunos no universo do século XVIII, especialmente na Revolução Francesa, despertando nos alunos do ensino fundamental e médio o desejo de aprender de forma lúdica e prazerosa. Este conteúdo rico e importante para entender o contexto da sociedade contemporânea é apresentado através de um jogo de simulação. Este tipo de game possibilita aos jogadores experimentar situações que não podem muitas vezes ser concretizadas no cotidiano.
Baixar as Orientações pedagógicas